Fonte de carboidratos, os pães, além de saborosos, são fornecedores de energia para o organismo. Em sua composição, agregam proteínas, gorduras e fibras, mas cada tipo de pão contém uma quantidade diferente de nutrientes. A nutricionista Regina Stikan, coordenadora do departamento de nutrição do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, comenta sobre alguns tipos mais comuns de pães, nas padarias e nas prateleiras do supermercado, para ajudar na hora da escolha. Confira:

Francês
É o pãozinho nosso de cada dia que, além de ser o mais comum, possui mais carboidratos do que fibras. Uma boa opção para a primeira refeição do dia, para dar pique.

Integral
Rico em fibras, é capaz de desacelar a absorção de glicemia no organismo. “As fibras também fazem com que o organismo absorva a insulina de maneira mais lenta e gradual”, comenta a nutricionista. Indicado especialmente para diabéticos, para quem está de dieta e para atletas, para dar saciedade e manter a energia durante os treinos.

Centeio
Excelente opção quem deseja diminuir o pão francês na dieta. Possui baixa quantidade de gordura. A farinha utilizada em sua receita costuma ser um pouco mais adocicada, favorecendo também o sabor.

Linhaça
Esse pão é rico em fibras e “gorduras boas” (as insaturadas). Como possui óleos em sua constituição, a linhaça ativa o metabolismo e reduz a fadiga muscular. “Ótima fonte de ômegas 3 e 6?, reforça a nutricionista.

Aveia
O pão que contém aveia na receita ganha um aporte extra de ferro, magnésio, zinco, cobre e proteínas. Seu consumo ajuda a controlar a glicemia, já que a aveia é rica em fibras solúveis, como a betaglucana, que retarda a absorção de glicose.

×

Olá!

Fale conosco via WhatsApp

× Como posso te ajudar