O consumo brasileiro de pães e bolos industrializados nunca foi tão elevado. As vendas do primeiro item saltaram de 871,7 milhões de unidades para 1,017 bilhão de unidades entre 2009 e 2013, com aumento de faturamento da ordem de R$ 2,55 bilhões para R$ 4.090,00, no mesmo período.

Já as vendas de bolos industrializados cresceram de 230,7 milhões de unidades para 377,8 milhões de unidades também entre 2009 e 2013. No mesmo período, o faturamento do segmento cresceu de R$ 445,4 milhões para 767,2 milhões.

“O bom desempenho destes segmentos premia o esforço realizado pelas empresas do setor, no sentido de oferecer produtos mais práticos, de conveniência, e diferenciados, como é o caso dos pães industrializados e enriquecidos”, diz Cláudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima).

De acordo com ele, as empresas estão apostando na diversificação de sabores, tipos e quantidades de grãos para dar opções mais saudáveis, bem como em embalagens diferentes para atender às diversas preferências. “O bolo industrializado, por sua vez, também apostou na diversificação de sabores e em monoporções [porções individuais], tendência que está em alta”, explica Zanão.

Como decorrência, o consumo per capita destes dois produtos vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. A demanda por pães industrializados saltou de 1,9 quilos/habitante/ano para 2,12 quilos/habitante/ano no período analisado. Já as vendas de bolos industrializados cresceram de 0,55 quilos habitante ano para 0,18 quilos/habitante/ano no mesmo período.

Fonte: http://www.abitrigo.com.br