Tarifa de 10% será retirada até o dia 15 de agosto.

A Câmara de Comércio de Comércio Exterior (Camex) zerou a alíquota da Tarifa Externa Comum (TEC) incidente sobre a importação de trigo comprado pelo Brasil de fora do Mercosul. A tarifa de 10% será retirada para compra de 1 milhão de toneladas do cereal até o dia 15 de agosto. A decisão, com data de 20 de junho, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

• Rio Grande do Sul pode anunciar redução de ICMS do trigo esta semana

Em maio, o cenário observado pela Camex era de preços estáveis no mercado interno, mas as dificuldades da Argentina de fazer o suprimento de trigo ao Brasil elevou a importação do produto norte-americano, aumentando os preços para a indústria moageira. O balanço até agora é de que o Mercosul exportou de janeiro a maio apenas 1,5 milhão de toneladas de trigo para o Brasil. No mesmo período do ano passado, especialmente a Argentina, havia vendido 2,7 milhões de toneladas ao Brasil. Na contramão desse movimento, a importação de trigo dos Estados Unidos saltou de 225 mil toneladas para 945 mil toneladas no mesmo período de comparação.

A retirada do imposto até agosto foi determinada pelo Ministério da Fazenda. Preocupado com o impacto do preço do produto na inflação, o Ministério pressionou pela mudança, contrariando inclusive uma orientação do Ministério da Agricultura, que sinalizava oferta com a entrada da safra brasileira, a partir de julho.

Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2014/06/governo-zera-tec-para-importacao-de-1-milhao-de-toneladas-de-trigo-4534624.html